Telefone toca!
Eu: Alô?
RH: Alô! Gostaria de falar com Fulano de tal?
Eu: Sim, é ele! Do que se trata?
RH: Nós iniciamos uma triagem, e identificamos em você, um potencial para uma possível oportunidade em nossa organização! (No começo esse discurso é lindo)
Eu: Humm! Sim!
RH: Você está trabalhando no momento?
Eu: Não! Estou disponível! (É óbvio que estou desempregado e triste por estar assim, todavia, jamais você pode falar dos seus reais sentimentos nesse momento! Aliás, seria o fim já no começo!). Vamos em frente!
RH: Quanto tempo está desempregado? (Que diferença isso faz? Você está e pronto!)
Eu: Olha! Fui afetado recentemente pela tal de, “Marolinha do Lula” (O mundo inteiro sabe disso!).
RH: Ok! E o que você tem feito nesse momento?
Eu: (Pôxa! Procurando emprego! - Jamais fale isso!)Olha! Realizei vários cursos via internet! (Alguns são sem qualquer custo - Nessa situação, você necessita manter o dinheiro da indenização para sustentar a família! Ninguém sabe quando voltará ao mercado de trabalho! Além disso, é horrível pedir dinheiro aos outros para manter suas contas em dia!) Isso é óbvio! No entanto! Fale de coisas lindas, novas experiências e toda essa baboseira! Esse modelo mental é fantástico! Hoje, todos os profissionais da área de RH, adoram essas coisas, que tornam você um ser acima da média! Caminhemos...
RH: Quais são suas qualificações?
Eu: (Cascalho, falam tanto do currículo, e ainda perguntam isso! Está tudo lá! É só ler! Mas se você falar isso, seu nome estará marcado para sempre com a caneta vermelha!). Olha! Eu, tenho formação, cursos, etc.etc. Obs.: Fluênica em outra língua é Lei! Embora estejamos no Brasil! Aliás, para você ser fluente em qualquer outro idioma, por exemplo no inglês, você precisaria conhecer as 5 mil palavras do vocabulário! Ninguém sabe isso! Nem os próprios americanos que falam inglês! Eles também erram muito nas pronúncias! O que você precisa mesmo, é que qualquer um, possa entendê-lo! Claro! Há pessoas que dominam melhor a linguagem e caminham sem tantas dificuldades! Mas não deveria ser um obstáculo para segregar os profissionais! Em qualquer jornada de sua vida, você precisa de tempo para caminhar! Voltemos!
RH: Você conhece nossa organização? Ela é uma das maiores....E uma das mais....
Eu: (Esses caras acham que por algum motivo já temos em mãos todas as informações daquela organização!) Todavia! Devemos dizer: Nossa! Que maravilha! Fantástica essa empresa! (Balela! É tudo igual! Você vai levantar cedo, pegar ônibus fretado (fedorento), se a distância for demasiadamente grande, vai chegar todo cansado, e com vontade de voltar para casa no mesmo instante! Sem café da manhã! E com um monte de gente lhe procurando, pois o chefe, quase que dormiu na empresa para demonstrar sua dedicação! (Cretino! Fica lá só olhando sites na internet), e assim vai, até chegar a hora do almoço e, finalmente o período da tarde! Com milhares de outras coisas que parecem nunca acabar! Entretanto, mais um dia de sua vida se foi e, só resta a imensa vontade de voltar para casa! De volta ao telefone!
RH: Olha! Vou agendar uma entrevista com você em breve!
Eu: Sim! Aguardo então seu contato!
RH: Você poderia me passar seu currículo por e-mail? É só para nosso banco de dados! (Isso serve apenas e somente para mantê-lo na caixa de entrada do e-mail, e saber com quem gastou algum tempo naquele tal dia).
Eu: Claro! Segue então! (www.desempregado.com.br!)
RH: Ok! Te ligo em breve! Um bom dia!
Eu: Sim, para você também...Bummm...Termina à ligação!
Assim, se realmente, tudo foi e caminhou dentro da normalidade, sua real possibilidade de ser chamado é menor que : (1). O que na atualidade, pode ser considerado uma missão mais difícil que a de um óvulo ser fecundado por um espermatozóide! Sim! Pois são milhões deles brigando intensamente pela sua própria vida! A natureza é bela!
Desta maneira, você deve aguardar o retorno daquele que havia sido inicialmente, uma nova esperança, mas que apenas tornou-se mais um momento de pura fâdiga!
Bem! No próximo poste! Vou trazer a história da entrevista! Se acontecer?
Até lá então!
5 comments:
Muitas vezes a pessoa que liga nem sabe o que estamos dizendo e sem qualificação nenhuma querendo contratar outro.
Esse é um outro fator que complica muito mais a vida de quem está à procura de uma nova oportunidade.
Se vc não falar o que realmente ela quer ouvir já era.... pq ela segue um roteiro... e não entende que quem trabalha mais de 20 anos aprende qualquer coisa com facilidade.
Ainda acredito que 90% das vagas são indicações e somente 10% são pescados... e esses 10% são ratos de laboratório que estudaram a vida inteira e fora da curva, que não é meu caso..... abraço Henrique - Campinas SP
Henrique, absolutamente certo!
Post a Comment