Powered By Blogger

March 10, 2010

A imprudência da política externa...

Nunca nesse país ouvimos tanto se dizer sobre a política externa do Brasil perante o mundo. (Como se aqui estivéssemos com nossa casa em ordem!)
O Ministro Celso Amorim, das relações exteriores, possue uma insensatez to tamanho do Governo Lula, e sua total cegueira quanto às políticas com seus atuais amigos externos, falo do líder do Irã, o tal de Mahmoud Ahmadinejad, do louco ditador da Venezuela, Hugo Chavez, dos irmãos queridos de Cuba, os Castros, e aquele comunista da Bolívia, Evo Morales "cocalero".
Depois da guerra contra o Iraque, aliás, um golpe de vingança dos americanos, digo, do "Cowboy" americano George W. Bush, que em função do Ataque de 11 de setembro nas torres gêmeas, deflagrou uma guerra de trilhões de dolares para capturar Saddam Hussein, de uma pequena cova, permite ao Irã, que observa agora seu maior concorrente no mundo Árabe em pedaços (Iraque), tentar, com todas as suas forças e políticas sarcásticas, obter o domínio do Oriente, com ajuda de alguns artefatos atômicos! Alguém pensa realmente que eles desejam apenas construir usinas atômicas para fins pacíficos? Só o Governo Brasileiro, pensa, ou pior, trata de forma irresponsável essa questão! Enquanto houver esses fanáticos e terroristas no Poder, e com apoio de países que se colocam nas questões externas na tentativa de intermediar situações que não são possíveis de qualquer negociação, tal qual o Brasil hoje coloca-se nessa posição, simplesmente, o terrorismo e suas redes, corre e escapa das mãos dos que realmente desejam manter a estabilidade e contrôle dessas regiões, as quais, em toda a história humana, sempre foram caracterizadas por guerras tribais.
A imprudência da política externa hoje, quanto aos nossos vizinhos, e no caso do Irã, coloca em risco nossa própria e sempre segura condição de país neutro, que sempre destacou à sua frente a Bandeira da Paz!

3 comments:

Anonymous said...

Marcão, descordo de vc quanto ao Min.Celso Amorim. Eu o acho muito competente e, talvez, o mais centrado do gov.Lula. A pasta dele é um emaranhado de coisas que envolve muito conhecimento, jogo de cintura e postura democrática. Não devemos esquecer que Democracia é isso, usar sempre o bom senso e postura.
Agora, os nossos vizinhos do Norte, se comportam como aquele "amigo" que gosta muito da gente até um certo ponto : faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.
Osvaldo.

Marcos Melhado said...

Grande Osvaldo! A Democracia nos trás um bom debate! Mas as políticas externas aplicadas pelo Governo Federal são incoerentes! Vamos ver o que nos aguarda? obrigado e abraços,

Anonymous said...

Marcão, escreví "descordo" por erro de digitação. Vc ainda não sabe, mas a idade não é "democrática". Então, por favor, considere aquela como "discordo", que é o correto.
Desculpe a falha.
Osvaldo.