Do livro de Pablo Allegritti, que trata das Redes Secretas do Poder, extraí um trecho interessante que podemos utilizar em nossas vidas no dia-a-dia, segue os Dez Mandamentos do Go, ou Wei Qi:
1.A cobiça não conduz à vitória - Toda pessoa que é muito veroz ou atua de forma egoísta, cedo ou tarde rompe o equilíbrio e aumenta o infortúnio.
2.Penetre na esfera suave e facilmente - Tenha cautela ao entrar em território inimigo.
3.Antes de atacar, controle sua retaguarda - Não se deve atacar sem antes considerar a vulnerabilidade da própria situação e disposição, do contrário, só se obterão perdas e malogros. Antes de empreender uma ofensiva perigosa, garanta seu próprio equilíbrio, depois, então realize qualquer movimento de acordo com sua melhor percepção. Todo o mundo está cheio de estigmas por não ter observado esse preceito.
4.Abandone as pequenas capturas e combata pela iniciativa - Descuide-se de algumas pedras, mas não perca o rumo. Não ponha toda sua atenção em grupos inúteis e pequenos. Análise a situação global.
5.Deixe o pequeno, tome o grande - Ignore insignificâncias para estabelecer prioridades.
6.Se estiver em perigo, abandone algo - Apegar-se à tudo implica perder tudo. Isso é norma para analisar o território ao detectar momentos de risco e compensá-los com desvantagens menores.
7.Seja prudente, não jogue aqui e ali sem sentido, por todo o campo - Esteja atento a todo momento, em alerta constante, às vantagens e desvantagens de sua posição. Evite tentar contornar o perigo cegamente, arremetendo e escapando de desatino em desatino.
8.Devolva golpe por golpe, se necessário - Quando o oponente abre seu campo, deve-se disputar a meta pretendida com ataques seletivos para consolidar a defesa da própria posição, e com bastante ousadia para neutralizar a iniciativa até dominá-la.
9.Se seu oponente for mais forte, defenda-se - Não vale a pena atacar quando as forças do adversário são descomunais, mas é imprescindível defender-se até desencadear, com sutileza, a fraqueza intrínseca da força inimiga. A defesa aqui consegue inverter o potencial inerente do adversário; quem se defende observa o sábio paradoxo fraqueza/força.
10. Se um grupo ficar isolado em uma zona de influência hostil, escolha o caminho pacífico - Deve-se tentar evitar o combate quando se está em desvantagem. A possibilidade de uma derrota é grande. Deve-se optar por uma atitude impassível, dissuasiva ou diplomática, mas sempre lúcida.
2 comments:
Marcão, gostei dos Ensinamentos do Wang Shi Chin (espero q ele não seja um centro-avante da Sel.da Coréia do Norte - um dos nossos adversários na Copa.... rsrsrs).
Analisando friamente os Mandamentos do Go, me achei em frente a um tabuleiro de xadrez. Todos os 10 passos são idênticos a uma partida.
Por essas e outras, eu sou favorável que as escolas deveriam incentivar esse jogo tão interessante,saudável e útil.
Muito legal o texto.
Osvaldo - vizinho do 148.
Osvaldo! Sim! De fato, é um jogo! Que foi usado por um comandate chinês na dinastia Tang nos anos de 618-907 DC. Similar ao jogo de xadrêz.
Post a Comment