Era uma dia de verão daqueles bem quentes, que na sombra fazia uns 37ºC, meu tio conta que dirigia seu VW Fusca 1963, da côr verde, numa pista que levavá-o da base aérea militar de Cumibca em Guarulhos para a região central, onde ele morava!
Num determinado trecho de uma avenida no centro da cidade, um motorista daqueles meio que intrépidos, lhe fêz uma manobra acentuada à sua frente, o que naquele instante, quase desgovernou seu possante VW Fusca 1963. Ele imediatamente, começou uma perseguição marota, sem muito alarde, com intuito de avaliar se aquilo havia sido de forma deliberada, ou se tinha um outro movimento oculto, pois, aquele momento político da vida, no Brasil, era justificado explorar mais esses comportamentos rebeldes à época! (Imagina isso hoje)...
Sim! Era na época da ditadura militar, e meu querido tio, irmão de meu pai, era um integrante das forças armadas, oficial da aeronáutica, que havia deixado o plantão de 48 horas de serviço e só desejava chegar em casa para o seu descanso merecido! Igual à qualquer outro trabalhador! Ninguém pense que era fácil essa vida de militar e constante confinamento em quartéis!
Antes que possamos continuar essa história, devemos fazer uma pausa e voltar à vida de meu tio! Um migrante da região norte do país, que havia sido “Chutado” de casa bem cedo, para enfrentar a vida, para tentar ser uma pessoa como qualquer outra aqui na região sul!
Ele já possuía outra versão e distinto sentimento quanto à meu avô, muito ao contrário de meu pai! Também! Não é fácil! Como havia já mencionado, e nada que não seja em outro lugar e com outros sofredores pelo mundo todo! Mas! Vale à pena repetir! No nordeste você vira macho rapidamente! E meu tio havia sentido muito mais a força desta portura, do que meu pai, vinda de meu avó! Isso mostra que, cada ser humano reage de forma diferente aos fatos e responsabilidades!
Bem! Podemos entender por que as coisas eram mais complicadas naquele tempo! Não havia espaço para fracos!
Voltando ao pequeno episódio! Meu tio com seu poderoso VW Fusca 1963! E era mesmo! O fusquinha carregou o Brasil nas costas naqueles tempos! Continuou sua perseguição moderada! Sim! Bem, moderada! Ele embora militar e com poder de interromper a viagem daquele coitado! Não optou por essa atitude! Preferiu manter-se seguindo aquele que havia lhe tirado do rumo certo! Daquele cidadão que por algum motivo? (E ele iria descobrir!) Tirou sua paciência e irritou-lhe tremendamente com aquela postura ao volante do seu automóvel! Acho que naquele exato momento, meu tio, carregava parte daquele postura militar e arrogante da época! E com certeza, da responsabilidade de ser um militar! Um boina verde!
Passaram alguns quilômetros, e ali ele permanecia inalterado em sua missão! Queria pegar o caboclo no pulo! Foi então que num determinado momento, que ele, empunhando sua pequena (45mm), apontou para o alto e disparou um tiro de aviso! Imagine que aviso foi esse! Quem poderia imaginar que naquele momento, um tiro de (45mm) seria disparado para o alto em aviso? Ele então, momentâneamente irado, fêz movimentos para que o motorista pudesse parar seu veículo e permancer naquele local! Entretanto, o dito cujo, acelerou mais e tentou uma audaciosa escapada! Meu tio, quando me contou essa história, soltou um moderado sorriso! Ele afirma que só pretendia assustar um pouco, aquele imprudente motorista!
E assim, a coisa foi...Mais dois tiros e subitamente um rápida frenagem do automóvel conduzido pelo motorista imprudente!
Quando então, os movimentos cessaram-se, ambos, desceram de seus veículos e desistiram de suas abordagens! E até mesmo, da vontade de justiça com as próprias mãos! Com o uso de suas ferramentas! O motorista do outro lado! Era também um outro militar! Um que andava naquela época, de forma, digamos, oculta!
Veio então um verdadeiro calafrio em ambos! Um sinal de obediência! E tudo havia sido resolvido!
Daquele dia em diante! Meu tio me confessou! Que nunca mais desviou seu rumo para sua casa! E aprendeu, que uma arma (45mm), não se pode usar, sem que haja uma razão extrema e absoluta!
A ditadura militar no Brasil! Fêz muitas famílias chorarem por seus entes queridos! Não vale à pena retroceder neste recente passado!
A sabedoria nos diz que, devemos manter os calibres (45mm) guardados, e que devemos empunhar apenas, cadernos e lápis para todos nossos jovens!
No comments:
Post a Comment