Powered By Blogger

January 22, 2010

Cabral! Por que viestes para cá?

Meu querido Cabral! Por que viestes para cá? Qual foi o entrepito ser que mandastes tu para cá?
O que fêz tu homem? Navegante dos mares...O que passastes por tua alma e teu coração... Que em fatos históricos ficastes conhecido como àquele que descobriu aqui este lugar!
O que seria então? Algum som, alguma sereia, algo mais que não vemos entre as linhas da história! Descrita por nobres patrícios e vivida somente por ti...
Cabral, tu és ou foi então, um verdadeiro louco...Pois cumpristes tua jornada por esses mares que navegastes...
Navegastes com extrema coragem...Pois em mãos haveria apenas um rodão...Que guiastes com firmeza e destreza para essas Terras que lhe assombraram naquele primeiro instante! Mas que lhe abrigaram com belas florestas e maravilhosas índias!
Cabral! Se tu hoje soubestes que fizestes! Olha! Que quase em póstumas mensagens! Poderia até mesmo me dizer! Que tu arrependestes de tal feito...
Seriam mesmo forças divinas? Ou apenas fizeste tudo isso, pois, já empobrecido pelos impostos que teus patrícios lhe buscavam, em quotas mensais! Tu não desejavás mais que pagar! Todavia, tais impostos permanecem por quinhentos e mais uns tantos de anos! Herança maldita que tu trouxestes quando de lá para cá viestes!
Cabral! Tu encontrastes algo? Vislumbrastes algo que na história não contaram? Havia sido um Tsunami? Que naquela época não era conhecido como tal? Foi isso meu querido Cabral? Foi isso então! Viestes naquela que chamamos de maior onda dos mares!
Cabral! Meu caro! Se soubesse que trazias para cá o próprio inferno! Tenho Fé! Que homem de punho como tu era conhecido! Sim! Terias tido a vergonha e se afogaria juntamente com todos àqueles que trouxestes por ordem do Imperador! Que só tinha olhos para ouro!
Se por meses tu e tua tripulação navegaram por esses mares...Sem qualquer qualidade de navegação, pois era tu e apenas um espião, postado na ponta do mastro! Se assim, Deus te fêz vir para cá! Algo então, que ainda não foi revelado! Sim! Permanece inalterado! Pois somente , e até então! Nunca nesse país! Houve tanta escuridão e ladrão!
Olha Cabral! Ao chegares no Monte Pascoal, com tua caravela e teus homens! Tu deve ter sacudido à garganta e levantado à voz! Gritastes com toda tua força! Olha lá aqui é o Brasil! Terra idolatrada às mil...Suave brisa e tremendo calor se viu! Não escutei nem um pio! Olha! Será então que esse lugar nunca serviu? Serviu Sim! Um enorme território aqui surgiu! Batizado com o nome de pau-do-brasil! Não seria! Oras pois! Se chamamos de Brasil! O Imperador que decidiu? Para Cabral! Apenas eclodiu! Do imposto que devia! Esse sucumbiu! Ficou então! Para nós! Filhos daquelas Mulheres que nos Pariu! Ó filho do Brasil! Cabral! Por que a caravela não partiu? Pois assim, na história estaria escrito! Algo que nunca se viu! Na américa! Quem manda! É o Brasil! (Hilário)! Ó Cabral! O que tu fizestes....

No comments: