A maioria dos profissionais que concluem seus cursos de Graduação, logo que se projetam para o mercado, começam a construir seus clãs e feudos, e assim, esse processo perpetua-se até outras fases de sua existência profissional. Embora, alguns profissionais tenham preferido ao longo de sua carreira ocupar-se do modelo comportamental que busca o auto-conhecimento e aperfeiçoamento profissional! (Pouco observado nos atuais modelos de gestão), muitos preferem manter-se naquilo que podemos descrever e denominá-lo como "Elos de Ligação".
O que seria um destes elos de ligação ou ligações? Sim! Nada mais e nada menos que o chamado "Network"!
Entretanto, isso não pode e não deve ser confundido com o conhecido "Cordão de Puxa-sacos"! Não sou contra isso, aliás, para aqueles que adoram manter-se na sombra de seus líderes...Isso é um mecanismo poderoso de sobrevivência corporativa!
Todavia, isso, pode também, em determinados elos da cadeia hierárquica, destruir a própria organização, principalmente as que não possuem um bom sistema de avaliação individual e corporativo! Transformando os "Elos de Ligação" em "Clãs e Feudos"!
Há vários exemplos, e com diversos setores da indústria, comércio, serviços e outros! Além do próprio Estado (Governo), em suas estruturas administrativas, no Poder Legislativo e principalmente no Executivo. (Veja os cargos de indicação).
Definitivamente, o profissional de recursos humanos, deve estar concatenado com essas variações que ocorrem dentro, digo, embaixo de seu domínio! Claro! É muito óbvio, que ninguém deva encarar de frente esses clãs e feudos! Será? Claro que não! A postura da área de Recursos Humanos não deve ser essa! Esse processo deve ser equalizado e tratado com sabedoria e com as ferramentas necessárias! Do contrário, vamos ver a mesma situação dentro do próprio setor de Recursos Humanos.
Quando determinadas organizações acabam! No instante seguinte, elas tornam-se os novos "Cases" de mercado, e muitos profissionais atentam-se somente para o processo externo, e observam e comparam apenas com as estratégias mal formuladas da organização que se foi! Pensando desta maneira, que descobriram um novo modelo administrativo e por conseguinte, tentam aplicar suas estratégias, (Novamente mal formuladas), em suas próprias organizações! Um erro completo e sem visão dos processos internos! Pois, não descobriram a causa raíz e o motivo correto do fim da organização! Enfim, não olharam para seu próprio ambiente! Clãs e Feudos dentro das Organizaçãoes são poderosos e devem ser equacionados! Pois, ao apagarmos as luzes, e se não observarmos! Eles ainda estarão por ali! Aguardando uma nova oportunidade para devorar a organização por dentro!
No comments:
Post a Comment