De fato não havia percebido essa condição adormecida por anos em minha própria percepção do nosso cotidiano, mas, alguns momentos em nossas vidas nos reservam detalhes especiais e que tornam-se mais claros com toda nossa experiência e aprendizado.
No que posso referir-me aos Efeitos da Copa do Mundo de Futebol Profissional no Brasil, é interessante o comportamento da nação brasileira! A mídia muito bem conduz esse movimento, limitando até mesmo os sentimentos de todos através dos telões que espalham-se graças à tecnologia atual e magnífica, o que facilita ainda mais a penetração das idéias de anestesia das massas! Esse movimento contagia até mesmo os não brasileiros, homens e mulheres que estão em férias ou à negócios e acabam usando esse espaço para participar também, pois tudo para! Não é um fato?
O que me incomoda, é que hoje posso concluir que o Brasil, nosso querido país continente, não vai mudar nunca, talvez, somente se todos pudessem usar chuteiras!
Observei alguns movimentos que relato-lhes agora:
.Escolas Pública e Particulares, todas, com poucas excessões, dispensaram seus alunos para assistir ao primeiro jogo do Brasil contra uma tal de Coréia do Norte, que pouco conhecemos, mas que o mundo balança com medo das atitudes de seu terrível ditador! Imagino que as aulas perdidas, se contabilizarmos todo o país, gera um atraso sem limites! Fatores que hoje são mencionados pelos empresários na contratação de mão-de-obra qualificada! Por que será? Não é mesmo! Os professores, aqueles que muito reclamam do Estado, neste momento, induzem os alunos à faltarem nas escolas e consequentemente os próprios, poderem ir para casa assistir ao jogo tão esperado pela nação! (Que joguinho horrível!)
.Repartições Públicas, precisamos falar algo à respeito? Apenas podemos reforçar que o movimento pré-jogo da copa já começa bem antes, os trabalhos e serviços de atendimento ao povo já tão sofrido, simplesmente são colocados em marcha lenta! Na verdade tudo para! Muito triste!
.Infração das Leis, esses comportamentos são terríveis, já começamos pela própria mídia que incentiva o uso de álcool, com comerciais que usam a imagem dos próprios jogadores da seleção (Que apelo hein!), assim, o indivíduo, aquele que já está de folga aguardando o jogo, corre comprar muita bebida e outros ingredientes, os quais, aceleram o processo de embriaguez! O pior da história ocorre após o jogo, claro! Se o time gannhar, perdendo também, fazem a mesma coisa, todos saem com seus carros dirigindo em alta velocidade, e a tal de Lei Seca torna-se apenas mais uma de muitas que não são cumpridas! Um efeito colateral ocorre também em função da embriaquez, o consumo de outras drogas mais potentes (Falo do Crack que já se tornou uma doença e está detonando a população brasileira), de todos aqueles que não vão voltar ao trabalho e provavelmente vão faltar no dia seguinte, pois, estarão em momento de ressaca, ou, dos que causaram acidentes e podem até mesmo criar uma situação terrível, ou seja, mortes nas estradas! Há também cidadãos que enfrentam quilômetros de congestionamento para chegar à tempo de assistir o jogo! Incrível!
.Um outro fator extremamente irritante, refere-se aos níveis de poluição sonora que ocorre antes, durante e depois do jogos, rompendo a Lei do Silêncio, item que causa um "Stress" enorme na população, sim, por que o ruído de rojões, vuvuzelas, brazukas, som dos carros, aquele povo embriago e falando alto, Senhor! Tenha piedade de nós! É um absurdo! Um dos grandes causadores de mortes por todo nosso país relaciona-se com os ruídos, pois os seres humanos quando expostos à tamanha condição de ruído, altera seu comportamento imediatamente, tornando-se extremamente violento!
Poluição nas praias, avenidas e ruas por todas as cidades do Brasil! Um impacto ambiental sem tamanho! Sem dizer no fator econômico! Pois deixamos de produzir riquezas e gerá-las também!
Tudo bem! Merecemos ser campeões e ter alguns momentos de alegria! Sim! Com certeza! Entretanto, por quanto tempo vamos caminhar nessa direção? É essa nossa marca de povo da alegria? Somos a pátria de chuteiras?
Assim, muitas e muitas outras coisas poderíamos citar aqui e deixar esse "Post" mais ilegível!
Posso apenas terminá-lo dizendo que o Brasil jamais vai mudar! É isso aí que está! Salve Pátria Amada do Brasil! Um abraço à todos e que venha o Hexa! Pelo menos isso!
Nota: Sinto em dizer à todos! Mas nossos vizinhos Argentinos vão ser Campeões!
4 comments:
Grande Marcão.
Já estava sentindo falta do teu Blog. Bons ventos o tragam de volta.
Bem, vamos falar dessa tal Copa.
Marcos, esse torneio é de 4 em 4 anos. Se vc pegar as horas desperdiçadas pelos brasileiros ao longo desse período, sem incluir aí domingos e sábados, acredito que não vai modificar grandes coisas neste país descoberto por Cabral. O futebol faz parte da nossa cultura e isso faz a diferença. Eu vejo por outro ângulo que vc. Alegria e entusiasmo se apresentam aos nosso sofrido povo, despertando algo embutido lá na alma de cada um. As bandeiras, o hino (se bem que poucos cantam), as cornetas (que pertubam mas logo silenciam), os fogos (isso sou contra mas é o desabafo de alguns). Já imaginou os empregos que geram isso tudo ?
Lógico que tem os exageros e isso traz certos riscos. Mas a vida é um eterno risco. Se não respirarmos, morreremos.
Então, vamos relaxar e.... ver a bola rolar (pensou outra coisa, né ?).
Finalizando, que negócio é esse de dizer que "os nossos vizinhos Argentinos vão ser campeões ?"
Afinal, qual é a tua carruagem ?
Osvaldo.
Querido Osvaldo, tu tens razão! Talvez seja isso mesmo! Um povo já tão sofrido que despeja toda sua emoção nas chueteiras! Eu gostaria que antes das chuteiras, os brasileiros fossem campeões nas escolas e na educação! Mas, já que é assim, só nos resta a torcida!
Ah! Havia esquecido! De todas as seleções que já observei jogando nesta copa, os nossos hermanos estão bem melhores! Nossa seleção não vai passar nem desta fase! Será? rsrsrsrs
Ah ! Eu tinha esquecido, também. Olhe os adversários da Argentina e veja se dá prá tirar conclusões -
Grécia, Nigéria e C.do Sul.
Desculpe, don Marcos, se liga que o "jogo é de botão"...rsrsrs.
Osvaldo.
Post a Comment