Powered By Blogger

February 03, 2010

Universidade no Brasil...

O Brasil permaneceu quase trezentos anos após sua descoberta pelos patrícios portugueses, sem uma única Universidade aqui construída!
Nossa classe dominante e suas elites à época, encaminhavam seus filhos para a Universidade de Coimbra. Daí já podemos perceber a influência do Poder de Portugal em nossa cultura, claro que isso possa até mesmo parecer óbvio! Entretanto, em outras regiões que em mesma época já haviam sido descobertas, essas colônias já possuíam seus próprios modelos de Universidades.
Naquele tempo as classes mais abastadas juntamente com as igrejas e governantes, ditavam as regras, e determinavam o padrão de pequenos núcleos do Estudo Universal.
Portugal impede o avanço do Brasil ao limitar esse nascimento de Univesidades em solo brasileiro, pois não queria perder a grande e imensa terra que fornecia tudo para eles!
No entanto, e ao longo do tempo, não seria cabível manter-se sob as rédias curtas do ensino português e suas influências.
A Universidade do Rio de Janeiro em meados de 1800 é fundada pela elite brasileira que tinha nesse projeto, criar a independência do Brasil nesta área, e assim, determinar novos modelos de ensino superior para o nosso Brasil!
Nesse período ocorre também vários movimentos distintos e paralelos na questão do ensino no Brasil e consequentemente nascem outros conglomerados caracterizados como Faculdades, pois esses tinham apenas focos distintos em áreas necessárias para o início do próprio comércio no Brasil.
Passado todo esse período, e com a revolução industrial à pleno vapor no velho continente, nasce um novo modelo de Universidade, outra vez influencidado pelas elites e pelo governo ditador de Getúlio Vargas. Parece que não tínhamos mesmo uma tendência para à independência do ensino de pesquisa e universal, pois, pelo que vimos no decorrer da história do Brasil, praticamente em todos esses momentos permanecemos sob comando do véu negro de uma ditadura ou comando monárquico.
Assim, chega então o período mais recente das Universidades, todavia, sob o comando do regime militar, seus comandantes não queriam ver crescer a força dos estudantes e sua poderosa influência na vida dos brasileiros.
Nascem nesse momento vários movimentos de libertação no Brasil, sob influência do comunismo pós guerra e de alguns ditadores, como Fidel Castro e outros.
Acho que tudo isso que ocorre nesse instante, devia ser o único modelo que apresentava-se para esses estudantes que desejavam libertar o Brasil das mãos do autoritarismo militar, e assim, sem medir qualquer situação, desencadearam revoltas e os próprios movimentos chamados de subversivos.
Pois bem, o modelo das Universidades foi determinado e desenvolvido, mesmo embora no regime da ditadura, e seguiu-se assim, até os momentos atuais do ENEM.
Contudo, devo dizer, que os modelos criados no passado já não são mais condizentes com nossa atual modernidade e nossos tempos de internet e redes virtuais de ensino.
Novamente o ensino popular, que não era há pouco tempo, pois em toda essa história que vos escrevo, sempre predominou o ensino das elites e de poucos grupos, o qual, creio que deva ser o maior problema da nossa inteligência de massa, esse ensino deve e está novamente, adequando-se ao momento atual.
Essa percepção de que há um movimento na busca da universalização do ensino de massas em processo de mudança e adequação com as novas realidades e tecnologias, isso tudo, sem qualquer dúvida, é o melhor e mais sólido movimento de libertação do povo! A chave de qualquer nação que deseja ver uma Democracia consolidada e forte, deve manter todos os esforços nessa direção.
Sempre tenho dito que essa é a saída mais favorável para nossa nação, e no modelo atual, que ainda necessita de ajustes do Governo Federal, esse, permite-me ter essa minha louca ambição, ou seja, ver o Brasil e os brasileiros de todos os cantos, firmes e com plena cidadania! Para que o amanhã possa ser digno para todos nós!

No comments: