Powered By Blogger

February 01, 2010

Poder Absoluto!

Os maiores ditadores de todos os tempos...Observe à lista a seguir:
1.Mao Tsé-tung = deletou 77 milhões
2 Joseph Stalin = 43 milhões
3 Adolf Hitler = 21 milhões
4 Kublai Khan = 19 milhões
5 Imperatriz Cixi = 12 milhões
6 Leopoldo II = 10 milhões
7 Chiang Kai-Shek = 10 milhões
8 Genghis Khan = 4 milhões
9 Hideki Tojo = 4 milhões
10 Pol Pot = 2 milhões

Ditador era o título de um magistrado da Roma antiga apontado pelo senado romano para governar o estado em tempo de emergências. No sentido moderno, refere-se a um governante absolutista ou autocrático que assume solitariamente o poder sobre o Estado (apesar de o termo não ser aplicado a monarquias absolutistas).
Os ditadores romanos eram geralmente apontados por um consul e eram investidos de avassaladora autoridade sobre os cidadãos, mas era originalmente limitados por um mandato de seis meses e não possuiam poderes sobre as finaças públicas. Lucius Cornelius Sulla e Júlio César, entretanto, aboliram estas limitações e governaram sem estas restrições. Os romanos abandonaram a instituição da ditadura após o assassinato de César.
Ditadores modernos geralmente vieram ao poder em tempos de crise. Muitas vezes eles tomaram o poder através de um golpe de estado, mas em outras, notavelmente Benito Mussolini na Itália e Adolf Hitler na Alemanha, ascenderam ao cargo através de meios legais e, uma vez no poder, gradualmente dissolveram as suas restrições constitucionais. A concentração de poder do Partido Comunista da União Soviética em Joseph Stalin se desenvolveu numa ditatura pessoal, mas após a sua morte emergiu um sistema de ditadura coletiva. Diversas nações latino-americanas e africanas passaram por diversas ditaduras, muitas sob o comando de uma junta militar, Principalmente na Uganda onde Idi Amin exercia seu poder.Em sua acepção moderna, o termo ditador é geralmente usado para descrever um líder que possui um extraordinário poder pessoal, especialmente o poder de fazer leis sem as restrições efetivas de uma assembléia legislativa. É comparável (embora não seja sinônimo) do conceito antigo de tirano, embora inicialmente, tirano, como ditador, não fosse um termo negativo. Uma grande variedade de pessoas são descritas como ditadores, de ministros de governos legalmente estabelecidos, como António de Oliveira Salazar, Adolf Hitler, Benito Mussolini e Engelbert Dollfuss, homens-fortes não oficiais como Manuel Noriega, estratocratas como Francisco Franco e Augusto Pinochet, a ditadores comunistas como Fidel Castro, Kim Jong-il, Stalin e Idi Amin.
O termo também tem sido associado com brutalidade e opressão, já que é comum ditadores perseguirem seus oponentes ou dissidentes da ditadura. Outro traço comum é a megalomania, já que muitos ditadores instituem um culto à personalidade, se auto concedendo títulos andiloqüentes e honras cada vez maiores.
A associação entre ditadores e exército também é comum, com ditadores inclusive vestindo fardas. . Em alguns casos isto é natural, uma vez que os ditadores efetivamente foram militares. Em outros, é apenas fachada.Os Ditadores chegam ao poder Político pelos Golpes Militares, a que são muito associados.
O ditador benevolente é uma versão mais moderna do “déspota esclarecido”, sendo um governante absoluto que exerce o seu poder político para o benefício do povo, em vez de seu próprio. Este termo é altamente subjetivo, sendo atribuído a muitos ditadores pelos seus defensores. (Até aqui Wikipédia<)
Embora o sistema Capitalista possa ter ao longo de sua existência segregado milhões de pessoas, não pelas armas e pela opressão, como foi o seu oposto, mas pela simples não capacitação e inserção destes no modelo econômico, enfim, ainda sim, o sistema Capitalista, é muito superior à qualquer outro que possa ter um Ditador, mesmo que eleito pelo povo!
A luta pela Democracia deve ser incansável, à liberdade, os direitos e deveres, todo o contexto que segui e que mantém a própria Democracia “stand up”.
A consolidação do processo democrático leva tempo, o povo, o maior e mais poderoso alicerce deste processo, deve ser livre! A liberdade mesmo que nos pareça a própria arma de ação contra a Democracia, pois nela, falsos aproveitam-se para doutrinar lacunas na história política e democrática de qualquer povo na Terra, ela, a Democracia, deve ser estabelecida e mantida. A sociedade deve seguir suas tendências e denotar suas obrigações com o processo democrático, não cabendo à qualquer um individualmente, Poder Absoluto!

No comments: