Powered By Blogger

December 10, 2009

PIB 2009...Pode ser negativo!

O PIB deste ano de 2009 (Ano que devo apagar da minha memória), poderá fechar negativo! Sim! Mesmo com os milhões ou bilhões que foram soltos na economia através do Banco Central, para dar aquela injeção de ânimo no mercado e na atividade economia do Brasil, em função da atual crise financeira! A famosa maro-lulinha!
Parece então, que o efeito desta crise, foi bem maior do que pensado pelas autoridades monetárias do Brasil!
Interessante como as ações de quem administra os setores da economia possam ser tão diferentes!
No ano de 1974, quando ocorreu a crise do Petróleo, o governo federal (Militar), trocou a manutenção de medidas austeras para manter um PIB em torno de 9%aa (Momento conhecido como Milagre Econômico), você imagina isso! Sim! O Brasil naquele momento (1975) através do Ministério da Fazenda, administrava o fim deste maravilhoso período que tinha um alto crescimento na economia! Agora eu sei por que meu pai (peão de fábrica), conseguiu viajar, comprar um novo automóvel e tudo mais.
Bem! De lá para cá! Foram os piores anos do Brasil! Inflação fora de contrôle, dívida externa e interna, desemprego, desvalorização da moeda, vários planos econômicos sem muito êxito! Nossa! Que loucura!
Assim, nessa atual crise de 2008-2009, ficamos à beira de grandes problemas para a economia brasileira!
Temos que aplaudir as ações tomadas pelo atual governo e pelo Banco Central! Caso contrário, essa crise poderia durar mais tempo aqui no Brasil.
Neste momento, há fatores que devemos observar! A expansão da econômia, a volta da inflação, valorização do Real, política externa, e o crescimento pelo mundo todo!
O atual governo deve ter responsabilidade em seus atos e navegar de forma tranquila, com isenção de ideologias políticas que podem adquirir forte tendência para o ano de 2010, quando teremos novas eleições!
O cenário que temos para 2010, parece ser um dos melhores, vamos torcer para que o PIB possa ser positivo ao seu final! E que independente do novo presidente eleito pelo voto democrático, O Brasil possa seguir crescendo nos próximos anos!

No comments: