Powered By Blogger

May 25, 2010

Serviços de Atendimento ao Cliente! Ele existe?

Nesse mundo de alto consumo e produtos pouco duráveis, aliás, creio que a maioria da população já percebeu tudo isso, digo, o tempo de vida útil de qualquer coisa que compramos atualmente, bem diferente dos tempos de outras décadas passadas, que eram feitos para durar por prazos bem maiores...Bons tempos! Mas as coisas mudam e nós todos somos forçados à adaptar-nos com essas políticas de consumo exacerbados, idéias concebidas pelos autos executivos dessas grandes corporações! Sim, pois sem o tal de "Consumo", sem a venda dos produtos em alta escala, pergunto: Como as empresas poderiam pagar esses salários enormes para seus colaboradores do primeiro escalão? By the way! Esse foi um dos pontos que o Presidente Barak Obama desejou incluir no projeto que altera a política de ganhos e salários dos dirigentes das grandes empresas americanas em função dos últimos acontecimentos na economia mundial, mas creio que não vai conseguir alterar algo neste sentido!
Entretanto, quando nos voltamos ao simples papel de consumidor destes produtos, ficamos indignados com o atendimento ao Cliente dessas grandes corporações, que demonstra o completo despreparo de seus funcionários, principalmente daqueles que trabalham no atendimento do tal "0-800", o qual, se vocês ainda não perceberam, já está sendo trocado por um número convencional, pois a fama e a imagem negativa deste número espalhou rapidamente por todos os canais de comunicação! Alguém (Um grande espertalhão), já percebeu isso e procedeu a mudança!
Pois bem, adquiri recentemente um novo celular do fabricante "Nokia" modelo "5530", para substituir o meu antigo V3 Black da Motorola, um bom celular, quando funciona!
Esse modelo "5530" parece ser um recente lançamento que possui alguns bons dispositivos, entretanto já percebi algumas falhas nele, por exemplo: A bateria esquenta, Software trava em alguns momentos de uso da câmera e no momento em que produzimos uma filmagem, além de outras pequenas anomalias.
Entretanto, minha reclamação começou quando tentei efetuar o desbloqueio deste celular! Comprei-o através do "Site" das Americanas, e lá, esse celular tinha em seus detalhes de anúncio a palavra mágica: Celular Desbloqueado! Infelizmente não estava, pois, não consegui usá-lo com outro "SimCard" sem que esse fosse da operadora Claro!
Desta forma, extremamente aborrecido com à compra, pois já começou a enganação nesse momento, desloquei-me para uma dessas lojinhas da "Claro" aqui em Jaguariúna. Pensei comigo mesmo, poxa, isso deve ser simples, a própria "Claro" deve efetuar o desbloqueio com algum código e pronto, posso usar o novo celular com meu "SimCard" da "Tim", e manter todos os meus contatos, os quais, foram todos distríbuidos pelo Brasil na busca de um novo "Job", falo em inglês pois parece mais nobre!
Pois bem, na lojinha da "Claro", até que fui bem atendido, mas, as meninas atendentes que são apenas vendedoras de "Chip" e "Recarga", as quais não possuem acesso para mais nada no sistema além disso, me disseram: O senhor deve ligar no número da "Claro" ou deslocar-se até Campinas para efetuar o desbloqueio do celular! Perguntei? Que número é esse e onde fica a loja da "Claro"? Com as novas informações, fui diretamente ao "Shopping D. Pedro", lá, após esperar sentado com uma senha nas mãos por mais de 30 minutos, escutando as reclamações de outros Clientes, fui atendido por uma atendente/operadora do sistema, imediatamente, ela me disse que estaria registrando um protocolo no sistema (Já contei uns 07 até o momento), e que deveria aguardar seis dias para receber o número de desbloqueio! Fiquei irado! Mas fui contido pela minha esposa, que me beliscou pedindo para que eu pegasse leve com a minha fala sarcástica com aquela atendente! (Quero salientar que isso não possui qualquer sentimento contra as pessoas que ali trabalham).
Assim, após uns três dias recebi através de um "SMS" o número para desbloqueio, imediatamente, liguei no Nº1052 da Claro, após ser guiado para o atendimento por uma das atendentes da Claro, aguardei cerca de 15 minutos para escutar alguém dizendo assim, meu nome é Fulano de Tal, com quem falo? O Sr deseja o quê? Cada ligação desta gera um novo número de protocolo, um grande erro, mas creio que seja uma estratégia para manter o Cliente muito mais aborrecido e perder nosso precioso tempo!
Bem, decorreram mais umas três tentativas frustradas de atendimento via Nº 1052 da "Claro", e ao final, fui novamente em uma nova loja de atendimento da "Claro" no "Shopping Iguatemi". Passados dez dias sem qualquer ligação com meu novo produto, e após explicar inúmeras vezes para atendentes distintos, uma supervisora da loja, registrou um novo protocolo dizendo que vai "Tentar" trocar o aparelho por um outro desbloqueado, e assim, facilitar a minha vida de "Cliente Insatisfeito". Perguntei para essa Sra Supervisora: Serviço de Atendimento ao Cliente! Ele existe? Não obtive nenhuma resposta! Apenas uma expressão facial de puro desprezo!
Sim! Havia esquecido de salientar, enviei uma mensagem através de e-mail para o fabricante "Nokia" pedindo ajuda e orientações, recebi a seguinte resposta em palavras resumidas: Senhor Cliente, a Nokia não possui qualquer envolvimento com a operadora que é a detentora da informação que você necessita para desbloqueio do produto em questão!
Vocês perceberam que não existe o "link" entre os três envolvidos!!! Ninguém sabe nada! A loja Americana.com, a operadora "Claro" e muito menos o fabricante "Nokia", e o Cliente,no caso esse que vos escreve emputecido, que se dane, "Top top"!
Nota: Meu celular ainda não gastou um centavo em ligações! Acredito que eles não precisam do meu dinheiro!

1 comment:

Anonymous said...

Marcão, vamos lá por etapas.

1- Nosso querido Brasil foi invadido por firmas de fora com aquele blá de gerar empregos.
2- Isso aconteceu, nada de política, no então governo do nosso FHC. Era para incluir-nos na então badalada "globalização".
3- Foi muito rápido - a ganância está acima de qualquer coisa - não houve tempo hábil no preparo de pessoas habilitadas.
4- Com a entrada da internet a coisa se alastrou. E-mail resolve tudo é mais fácil. Ledo engano.
Já enviei dois para essa tal de SKY e nega de resposta. Aí entra mais uma do "modernismo" : o tal de ouvidor da empresa. A gente nunca tem acesso direto com essa figura.
5- Virou moda, agora, que nem atendente tem. Deseja isto, tecle 1, deseja aquilo, tecle 2 ....
Enfim, progresso (será ?) é assim. Neste caminhar, vamos voltar a ser "colonia" novamente. E olha, não só dos gringos, franceses, espanhóis. Chineses, coreanos, indianos, estão vindo com tudo.
Vai ser uma festa !
Sugestão : pegue esse 1052 e faça um joguinho na mega. É um caminho para se livrar desses enroscos.

Osvaldo.