Para falar um pouco sobre a maior festa popular da história no mundo e obviamente aqui no Brasil, que é o carnaval, fui procurar alguns assuntos na internet, e vejam só as prováveis origens!
Lá na Grécia, quando as colheitas no campo traziam bons e virtuosos resultados, o povo decidia fazer festa e comemorar tudo isso!
Não se sabe exatamente a data do início dessas festas, mas o que acontecia era uma bagunça! No começo apenas alguns grupos e depois a coisa aumentou, surgiu então, no caminho, a presença do Estado! Sim! Os governantes adoravam essas festas! Já naquela época as mulheres e homens exaltavam-se com as bebidas e sexo. (Não parece tão diferente dos momentos atuais!)
A igreja nesse momento apresenta-se com uma força de oposição às festas carnavalescas, entretanto, para não criar conflito com os governantes, institui um novo modelo para as festas, e ao mesmo tempo, determinaram que essas fossem organizadas dias antes do início da Quaresma.
"Quaresma é o período da igreja católica reservado para que os seus fiéis seguidores possam praticar, digamos assim, uma “penitência” do corpo e da alma!"
Imagina então, se a festa do carnaval, não fosse atrelada ao período anterior à Quaresma!
Se notarmos os fatos aqui resumidos podemos perceber que de uma simples e saudável celebração daquilo que tão maravilhoso havia ocorrido, pois naquela época, ter colheitas de grãos, era uma certeza de boas vindas e riqueza de tudo que dali fosse conquistado! Destoamos para uma festa de cunho pecaminoso! O foco da festa mudou completamente! A colheita tornou-se outra!
A igreja com suas intenções de resguardar a boa conduta humana, fêz sua interferência e botou ordem na casa! As festas passaram a ser mais harmoniosas e com belos desfiles de carros fantasiados, baile de máscaras, enfim, às orgias ficaram de fora! Talvez foram parar nos enormes celeiros que existiam nas redondezas das cidades!
O tempo passou, as festas transcenderam às culturas e fronteiras e, chegaram aqui no país tropical, nosso querido Brasil.
As festas atuais se não parecem com as antigas feitas na Grécia, onde o sexo, a bebida e sei lá mais o que se perpetuava nos arredores das cidades, posso afirmar que hoje essas estão recheadas de elementos piores e, muito mais agressivos para à sociedade que frequenta o atual carnaval.
Embora algumas festas de carnaval que existem por todo o país, ainda que, possam ser divertidas, digamos, educadas! Com blocos de rua, fantasias, brincadeiras, música, e tudo que existe de bom e divertido nas verdadeiras festas populares, e do carnaval, (Lembro-me que há pouco tempo atrás, nós meninos brincávamos com as famosas cheringas d'água, verdadeiras “guerras” pelas ruas do bairro! Era uma brincadeira saudável, e a única coisa que acontecia, era ficar completamente molhado! Sem contar que normalmente no mês de Fevereiro, o calor é intenso, e brincar com água era muito legal! Creio que hoje isso não possa mais ser feito!), nos dias de hoje são bizarras!
Há bailes que são destinados à prostituição, drogas, alcoolismo, dentre outros comportamentos desfavoráveis, e que não colaboram com a nossa riqueza de ser humano.
Um dos grandes espetáculos durante o carnaval, são pertinentes às escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, há outros lugares que adotam esse modelo de desfile, mas nada que possa ser comparado com Rio e São Paulo.
Fiquei pasmo, com o valor que se paga por uma fantasia para desfilar numa determinada escola de samba, essas que são destinadas ao público que procura e deseja manter-se na mídia! Pois necessitam de suas imagens nas fotos das revistas, jornais e agora na internet! Os valores são altíssimos! Tenho um amigo que já participou do desfile no sambódromo do Rio de Janeiro, diz ele que pagou uma boa grana apenas para usar a roupa de um único bloco da escola de samba! Segundo seus relatos, desfilar por todo à passarela do sambódromo, é inesquecível!
Só tenho uma pequena dúvida quanto às escolas de samba! Qual é a fonte do dinheiro? Bem! Deixa pra lá! Não é mesmo!
Carnaval, é isso, divirta-se! Não exagera na bebida! Não vá dirigir depois de ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica! Mantenha-se hidratado com água! Sexo! Humm...Não tem jeito! Para os que estão atrás dessa necessidade humana! Só tem uma verdade! Preservativo! Cuide-se!
Vale à pena lembrar que a vida continua depois do carnaval, com ou sem quaresma!
Bom Carnaval!

No comments:
Post a Comment