Powered By Blogger

April 15, 2010

Parte 02: A "Tal Entrevista"!

Recentemente em um dos meus "post", havia escrito à respeito de uma situação pouco comum, até então, em minha rotineira vida de profissional disponível no mercado de trabalho. Havia prometido o capítulo seguinte! Que trata da entrevista de emprego!
Então vamos lá!
Desde que fui disponibilizado ao mercado em Dez-2008, nossa, já faz todo esse tempo! Realizei algumas poucas entrevistas de emprego, e afirmo à vocês, todas elas são praticamente similares em seus quesitos.
Assim, com muita sorte, e após ter enviado o mesmo currículo umas duas ou três vezes para o mesmo selecionador, obtive um breve contato telefônico, onde fui escolhido para uma entrevista. Toda essa situação inicial criou um grande sentimento de vitória! Sim! Pois você acaba de entrar no seletíssimo mundo dos escolhidos para uma entrevista de uma possível vaga de emprego! Ficamos anciosos e ao mesmo tempo felizes, pois, novamente, parece que você volta ao mundo tão desejado, o mundo do emprego! Nossa nunca pensei que poderia gostar tanto de uma oportunidade de emprego como nesse momento!
Bem! Na verdade, o que todos nós desejamos, é uma nova inserção de sua vida no processo da pirâmide social! (Ver Maslow).
Assim sendo, logo após desligar o telefone e confirmar para sua família que nos próximos dias, estaria enfrentando uma nova entrevista, inicia-se então, um verdadeiro ritual! Você começa a se preparar, e um dos principais aspectos, é com referência a sua imagem pessoal! Se houver tempo, acabamos por investir até num corte de cabelo fora de época! Houve um caso que investi uma pequena quantia numa nova camisa social, da côr branca! Sim, pois, até isso, esses caras observam! Como se fosse mudar algo no trabalho que desejo ter nesse momento! Mas nessas horas, temos que seguir essas malditas regras! Que algum "intrépido ser' inventou, certamente, esse cara não tinha o que fazer na vida e criou tudo isso, apenas para nos atrapalhar!
Deixei a roupa para a tal entrevista, um dia antes, toda arrumadinha e pronta para aquele novo combate!
Verifiquei o carro e observei se tudo estava perfeitamente dentro dos padrões necessários para uma pequena viagem, no meu caso, até a cidade de São Paulo, onde seria realizada a tal entrevista! (Bem, em alguns casos nesse "post" vou ser repetitivo, pois sempre farei referência à tal entrevista!)
Assim, tudo confirmado, uns dois e-mails anteriormente trocados e recebidos, deixava tudo concretizado, minha missão naquele momento, dirigir tranquilamente até o local da entrevista e desenvolver um bom momento com esse selecionador!
Obviamente, na noite anterior, fiz uma pequena e leve alimentação para evitar qualquer constrangimento quanto ao meu "SD", e com isso, confiar que tudo estaria certamente organizado! Até o meu "SD" (SD = Sistema Digestivo).
Assim, depois de errar o local e perder alguns minutos na localização do correto endereço da entrevista, sem deixar de observar onde realmente deveria estar! Consegui adentrar ao recinto daquela organização e anciosamente esperar pelo nobre momento!
Eis que começam as primeiras insatisfações!
O porteiro, não havia sido avisado, aguardei uma confirmação de mais de 20 minutos, tudo bem, estava um pouco adiantado mesmo, e isso não seria um grande problema! Fui direcionado para uma pequena sala, com péssima iluminação e super desconfortável, mas isso deveria ser totalmente irrelevante naquele momento! Após decorridos trinta minutos, enfim, sou apresentado àquele que nesse momento único que estou vivenciando, deveria agradar à qualquer custo! Pois esse profissional, sem dúvidas, pode definir inúmeras novas situações em minha vida e consequentemente da minha nobre família!
Vamos ao contexto! Finalmente! Não é mesmo!(rs)
Entrevistador: Bom dia! Desculpe o atraso, mas meu chefe marcou uma reunião agora há pouco e não pude evitá-la!
Eu: Claro! Não tem problema - (Pensamento verdadeiro: Cascalho! Já estamos agendados faz dois dias, e esse abestado do chefe dele, tinha que marcar essa reunião agora!)
Entrevistador: Você trouxe seu currículo?
Eu: Desculpe, mas havia encaminhado pelo email e você concordou! (Pensamento verdadeiro: Esse cara deve estar brincando comigo!)
Entrevistador: Sim! É verdade! Com essa reunião repentina, esqueci de tirar uma cópia!
Mas, você está confortável aqui dentro, foi bem recebido, houve algum problema na entrada?
Eu: Ótimamente recebido! Perfeito até o momento! (Balela! Ninguém te respeita nesse momento, além disso, esses porteiros e seguranças de guarita, normalmente, são pessoas extremamente nervosas e sem qualquer treinamento adequado, até entendo, se houver algo, são os primeiros que vão sofrer! Refiro-me as questões de segurança)
Entrevistador: Ok! Conte-me à respeito de sua carreira profissional, o que tem feito nesse momento? Quais são suas perspectivas quanto à empresa, você conhece nossa empresa? Visitou o site, nossos produtos são...Bem, nesse momento, o cara está fazendo uma pequena propaganda da sua organização! (Discurso da moda aprendido nas Escolas)
Eu: Sim, excelente seus produtos! Minhas projeções quanto ao emprego aqui ofertado são excelentes...blá.blá.blá. (Outra cousa irritante! Você está procurando uma nova oportunidade, nunca ouviu falar da empresa, nesse momento, sinceramente, não quero nem saber o que a empresa faz, e se ela está indo bem ou não administrada! Você quer e procura pelo emprego, e assim, sair dessa zona de completo desconforto, só depois disso tudo, é óbvio, vamos trabalhar e lutar no dia-a-dia para ajudar aquela organização em suas metas e necessidades! É simples isso).
Desta maneira, a entrevista vai caminhando, e depois de trocar algumas informações, as quais, praticamente todas, já estavam descritas no currículo, chega o ponto crucial daquela tal entrevista! Onde você irá perceber se tudo aquilo que você fêz no dia anterior, seus gastos, seu orgulho, todas as barreiras que enfrentamos nesse momento, sim, se vamos ser aceitos! Chega então à hora da verdade! Momento que você vai perceber se conseguiu agradar o entrevistador e prosseguir nesse estressante processo de participação para um novo emprego!
Entrevistador: Olha! Observei que você está dentro de nossas necessidades, seu perfil está dentro daquilo que desejamos, suas qualificações são ótimas, uma excelente experiência, contudo, estamos iniciando o processo para essa oportunidade, e vamos observar mais outros profissionais, assim, peço que você aguarde nosso retorno. Fique tranquilo que estarei passando um "Feedback" para você assim que fecharmos o processo!
Eu: Excelente! Obrigado! (Dancei! Mais uma oportunidade que escapou!) Caramba, o que fiz de errado? Exagerei na fala? Meu inglês está muito ruim? Será que ele entendeu quando falei das minhas qualificações? Das dezenas de cursos que fiz durante toda minha carreira? De todas às noites que não dormi quando tinha uma tarefa em meu nome? Das centenas de horas que dediquei-me às empresas onde trabalhei? Dos projetos, das conquistas, das divergências, dos vinte e poucos anos de estudos entre uma faculdade e outra? O que foi? O que poderia ter acontecido? Será que foi a roupa que usei ou àquele perfume barato que ganhei de aniversário, a barba mal feita, o cabelo com muito "Grease", ou seriam os poucos fios brancos? Sim! É isso, a idade? Não! Isso é discriminação! Pensei! Pensei! Pensei! Quer saber? Vamos entregar tudo na mão de Deus! Se for escolhido, ou não? Devo me conformar! E caminhar novamente na busca de uma nova oportunidade! Afinal! Essa foi apenas uma das poucas entrevistas e tenho certeza que em breve vou conseguir outras! E superar tudo isso! Quem sabe nesse intervalo possa, até mesmo, ganhar na Mega-Sena, e essa 'Tal Entrevista", nunca mais, deparar-me com ela!
Havia esquecido! Recebi uma carta dizendo que não havia sido escolhido e que meus dados permaneceriam no sistêma para uma nova oportunidade! (Balela)! @$%!@&*#$@@¨

5 comments:

Anonymous said...

Não desista, don Marcos. Sua hora vai chegar.
Tenha fé e não desanime. Quem sabe uma oportunidade muito boa esteja reservada a vc.
Osvaldo 148.

Marcos Melhado said...

Meu caro amigo e vizinho Osvaldo! Com certeza! com certeza! um grande abraço,
Marcos

Anonymous said...

Marcão... Você deveria escrever um livro !!! A vida de "profissional disponivel no mercado" , as lutas, angustias, o sofrimento são descritos de uma maneira extremamente direta e sem "balela" por você. Tenho certeza que muita gente se identifica. No caso acima, com certeza voce poderia ter feito uma pré entrevista por telefone e nao ter gastado seu preciso e curto dinheiro nessas épocas magras...
Guto.

Marcos Melhado said...

Gustavo, obrigado pelos comentários! Tenho certeza que um dia tudo vai mudar! E olha, eu ainda continuo jogando na mega! (rs) abraços, amigo.

Anonymous said...

Este tal de perfil nos mata... é uma forma delicada de nos sacar simplesmente por afinidade, pois tenho certeza que não falta conhecimento e formação neste idade q temos... Sua hora vai chegar. abraços Pedro - Campinas/SP