Concurso Público no Brasil é um processo que nos deixa estarrecidos! Faz algum tempo que tenho observado as milhares de vagas disponíveis, quer dizer, licitadas pelo Governo em todas as suas instâncias, quer queira, Federal, Estadual e Municipal!
Neste último final de semana, participei de um destes concursos públicos, que destinam algumas vagas para uma função dentro do Estado de São Paulo, especialmente na Secretaria da Fazenda do mesmo.
Bem, em função de algumas variáveis, fiz minha inscrição para participar deste concurso, além de outros que já realizei nesse período de "Desocupado", e por pura falta de oportunidades na minha área de conhecimento!
Assim, gastei novamente, meu "dinheiro", quer dizer, da bolsa família (Araújo & Melhado), paguei a taxa exorbitante de R$ 80,00 para essa participação! Olha! Se fizermos as contas de quantas pessoas nesses últimos meses, tornaram-se vítimas desta situação, creio que algumas obras do PAC, puderam ser realizadas com esse montante!
Os editais então! Minha nossa, verdadeiros testamentos descritos e redigidos pelos órgãos competentes, devo salientar que estes devem ser assim mesmo, pois, há espertalhões que se aproveitam de qualquer brecha do edital para distorcê-lo, obtendo vantagens daquilo que deveria ser apenas para manter um padrão e organização de todo o processo do concurso público. (Brasileiro só quer levar vantagem! Certo!)
Alguns editais, e dependendo do órgão requisitante, são descritos apenas para constar nos laudos do setor público em questão, muito comuns, na instância municipal, onde esses, são direcionadas para certos cidadãos privilegiados! Vocês entedem o que quero dizer não é mesmo! Isso é uma seara sem tamanho!
Chegado o dia do tal concurso público, onde e de acordo com seu edital, dois dias seriam necessários para que os inscritos pudessem ser "sabatinados" com oitenta questões em cada parte, digo, em cada dia, no meu caso, não fiz qualquer preparo para tal, confesso que, se por uma questão de pura sorte, pudesse ser aprovado nesse concurso público, inicialmente, sentiria um desprazer e um desconforto, pelo qual, poderia tirar a vaga de alguém que ralou para estar lá, e assim, conseguir o tão sonhado emprego público! Mas, as coisas são assim, e temos que usar o sistema à nosso favor, de vez em quando! Não é mesmo!
Pois assim seguiram os dois dias de provas! No primeiro dia, cheguei cedo, achei um lugar legal para estacionar o carro, já entrei nas dependências da escola no instante inicial da abertura dos portões, tentando mostrar que ali caminhava um verdadeiro "CFD ou Nerd", como queiram, sai pisando forte e com determinação! Quem sabe poderia afastar algum outro participante? Fazê-lo pensar que ali, naquele dia, ninguém seria capaz de vencer-me! Mal sabem eles que sou apenas mais um destemido e delinquente profissional à procura de emprego!
Quando cheguei na classe 17, gostei do número, tenho sorte com esse número, fui logo sentando na fileira do canto e na primeira carteira! Os demais concorrentes foram chegando e repentinamente a classe estava lotada, uns quarenta ou mais loucos e destemidos!
Parece incrível, embora tenha sentado ao canto da sala, para ficar concentrado nas respostas "chutes" que iria provocar naquela prova (estúpida maneira de verificar o conhecimento das pessoas), uma dessas mulheres que devem estar na minha mesma situação, procurando emprego e atirando em tudo, chegou toda estabanada e sentou-se uma fileira atrás e ao meu lado, tudo bem, nesses momentos, tenho um comportamento mesquinho e arrogante, pois sei que não verei mais ninguém dali daquela classe, só nesse breve momento! Pois bem! A tal mulher chegou com uma monte de coisas na mão, duas garrafas de água, umas três barras de cereal, e uma sacola ou bolsa, não sei bem a diferença, enorme! Puta que Pariu! O edital diz que devemos levar apenas uma caneta preta, um lápis, uma borracha para lápis (óbvio) e um único documento de identidade! É impressionante o que alguns candidatos carregam! Tudo bem, tudo deve ser colocado num saco plástico e lacrado, para evitar qualquer ameaça ou intenção maliciosa! Mas durante a prova, foi impossível aguentar aquela fulana! Você concentrado e tentando "Chutar Bem" nas respostas, mas aquele barulhinho do saquinho plástico se abrindo a cada meia hora! Quase levantei e pedi para o fiscal impedir aquilo! Nessas horas tenho vontade de exarcebar toda minha falta de educação! Estou aqui retratando apenas um dia! Infelizmente, no dia seguinte, tudo da mesma forma! A mesma fulana abusou da sorte por duas vezes! Graças à Deus, ela terminou antes e saiu da sala! Ufa!
A prova então, nem vou contar, digo apenas que, não é para um ser humano normal! No domingo, consegui terminar a prova rapidamente, pois, mesmo sabendo que essa já era uma experiência de derrota! Terminei tudo e sai correndo! Fui tentar a sorte no Futebol! Sim! Torcedor apaixonado pelo Tricolor Paulista! Perdemos de 3x2...Acho que deveria ter caprichado mais nos chutes! Sim! Lá no Concurso Púbico!
No comments:
Post a Comment