Powered By Blogger

September 06, 2010

Dia da Independência!

Lembro-me rapidamente de algumas cenas da minha infância e uma delas pertence aos momentos de comemoração cívica para com as datas importantes de nosso maravilhoso País!
Uma delas, e talvez a mais importante, trata de nossa Independência, ocorrida em Sete de Setembro de 1822, quando então Dom Pedro I, empunha sua espada e declara à Independência de Portugal! Muitos historiadores falam que nada disso aconteceu às margens do rio Ipiranga, como retratam-na nos livros de história de nossas escolas! Pois tudo já havia acontecido durante a viagem de Dom Pedro, de Santos à São Paulo...! Não quero colocar aqui uma dúvida para os leitores! Mas sabemos que a verdadeira história, de qualquer fato na terra que passou pelas mãos dos Homens, nunca foi igual ao original!
Assim, na semana anterior à comemoração do dia da Independência, as escolas naquela época planejavam os desfiles dos alunos! Era muito interessante participar destes desfiles, nós passávamos algumas horas treinando e ensaiando os passos e a marcha! Para que no momento da passagem pelo palanque oficial no dia do desfile, tudo fosse perfeito! Pois ali estavam alguns representantes da sociedade civil, convidados pelos os militares! Naquela época, tínhamos o Estado sob comando de uma Ditadura Militar!
Era muito emocionante passar diante destes homens e mulheres no dia 07 de Setembro, todos nós nos orgulhávamos de fazer parte daquele evento!
Obviamente, todos eram influenciados pelo momento militar no Brasil, e os valores cívicos e de honra à Pátria eram comumente divulgados para os alunos! Havia um respeito inerente daquele momento, uma época diferente mesmo! Os professores, que apenas lecionavam, não tinham parte com Sindicatos de Trabalhadores, e procuravam exercer seu papel fundamental, que era simplesmente ensinar nós alunos! Todos eles eram muito respeitados por todos os alunos! Até mesmo, por aqueles que eram mais exaltados em seus comportamentos, guardavam um enorme respeito para com nossos mestres!
Naqueles dias de comemoração, ainda me recordo também, das bandeiras e da dedicação de todos para tê-las perfeitas e sempre do lado, com verdadeiro amor ao principal símbolo da nação!
Sem dúvida, eram momentos diferentes, tínhamos um orgulho estampado em nossos olhares em nossas vidas de alunos! Um forte pensamento de patriotismo! Mas tudo ficou nas lembraças do passado! Essas lembranças ficam cada vez mais fortes quando passo por mais um dia de comemoração do Sete de Setembro! Nosso dia de Independência!
Atualmente, observo nas novas gerações, um completo descaso com o Brasil! Não por culpa deles próprios! Mas pelo Estado de hoje! Um Estado que tornou-se apenas um elemento de conquistas individuais e para determinados grupos existentes em nossa atual sociedade!
Hoje, por menos de um mês de tempo perante um novo momento e um novo passo na consolidação da nossa Democracia, os brasileiros, caminham novamente para às urnas, para determinar em livre pensamento uma escolha de um representante para os Poderes Executivo e Legislativo da nossa grandiosa nação!
Fico entristecido pela maneira como as coisas caminham no Brasil de hoje, com poucos Patriotas! Com poucas pessoas que sonham ainda em um Brasil rico, com soberânia, com forte Democracia, próspero, verdadeiramente Independente! O Brasil hoje é uma país que trilha cada vez mais uma distância da modernindade, destoa um movimento inserido nas raízes do Poder, através de elementos que tratam à Democracia como um meio de conquistas e manutenção destas forças que determinam a própria destruição silenciosa da nação! Em seus atos!
Gostaria que meus pensamentos de outrora pudessem ser reforçados e que minha nação, e de mais cento e noventa milhões, fossem realmente libertados e, que o Brasil pudesse realmente comemorar nossa Independência!
Assim, antes mesmo, que alguém possa cerceá-lo de todos nós! Quero desejar um grande Viva ao nosso Dia de Independência!

abraços,

No comments: