Powered By Blogger

September 20, 2010

Despedidas...

Creio que a palavra despedir-se está associada diretamente com mudanças! Pois em todos os momentos de nossas vidas, parece que estamos sempre em momentos de mudanças e consequentemente à isso, nos despedimos de um lugar, de alguém, enfim de algo que nós compartilhamos em determinados momentos de nossas tão pequenas vidas!
Começamos à nos despedir de nossa mãe logo cedo! Sim, no momento do nosso próprio nascimento, deixamos um lugar extremamente confortável e seguro, para cá pousarmos com uma nova ave que começa a respirar fortemente quando dos seus primeiros vôos!
E assim caminhamos nesses passos nos despedindo sempre, em cada momento!
Nos despedimos daquele paninho sujo que usamos na infância após degustar aquela maravilhosa mamadeira e cair no sono! Parece até mesmo vida de aposentado! Que levanta para comer e dormir em cada intervalo de tempo entre as refeições! (Não vou pedir desculpas deste comentário para os aposentados, se eu mesmo não desejasse tanto esses momentos! rsrs)
As despedidas são várias! Nos despedimos de amigos na infância quando mudamos de sala e de estágio, ou seja, saímos da jardim da infância para o primário (Já mudaram esses nomes! rs), nos depedimos dos professores também! Alguns realmente nos fazem soltar algumas lágrimas! Foram pessoas que deixaram uma boa mensagem e que carregamos durante toda nossa existência! Há também alguns professores que não lembramos por suas boas recordações, mas por suas atitudes severas, daquele jeito que detestamos, pois normalmente esperamos dos professores e mestres mais carinho do que dos nossos próprios pais! Enfim! Nada é perfeito!
E as despedidas continuam...e continuam...Nos despedimos do ano que passou, e que deixou boas recordações, conquistas e vitórias, são alguns anos que desejamos nunca terem acabado! Entretanto, outros menos favoráveis nos esperam também! Servem para observamos que nem tudo é amplamente linear e progressivo! Não há sucesso por toda nossa vida e nem derrota! Tudo parece ser em ciclos!
Nos despedimos dos amigos em cada etapa dos estágios do ensino médio e superior também, como já falei, e sem dúvida são os piores momentos! Algumas pessoas, alguns amigos verdadeiros, simplesmente passam, e nunca mais aparecem! Com muita sorte hoje você mantém uma conversa via internet!
Nos despedimos da família quando decidimos encarar a vida sozinhos! Deixamos de lado tudo que nossos pais fizeram para nos manter dentro de seus limites, mas, a vida é assim, e seguimos em frente!
São várias despedidas e de várias dimensões!
Uma dessas despedidas, refere-se ao fim de algo ou alguém, falo simplesmente da viagem que todos vão fazer! Isso parece ser uma única certeza neste mundo! Nos despedimos de familiares, amigos, pessoas conhecidas, alguns nem tanto, mas que por algum motivo estamos ali nos despedindo deles! Faço crer que isso possa ser uma única esperança, para aquele que jaz, e não mais, esteja a caminho de algo melhor! Talvez um lugar onde possamos nos encontrar! Uma grande dúvida! Ninguém nos revelou até então à verdade! O que torna esse momento simplesmente inaceitável para muitos! Nos prendemos muito ao peso deste mundo material!
Nos despedimos de lugares e de cidades, de bairros, de vizinhos, de pessoas que trabalharam com você e de tudo que cerca sua profissão, seus relacionamentos profissionais, com todos os indivíduos e suas intenções boas e ruins! Passamos muito tempo com esses, e criamos alguns vínculos, mesmo para com aqueles que não nos entederam e, nunca procuraram saber de seus verdadeiros sentimentos! Normalmente por que o sistema impede que as pessoas possam ser elas próprias! É muito natural esse comportamento! Estão todos numa selva, procurando se defender para sobreviver na guerra diária da terrível rotina que é o trabalho! O modelo eventual do trabalho ainda incorpora em todos esses, estes pensamentos! Já nos preparam desde a infância para esse tipo de circunstâncias! De fato, após alguns bons momentos e passados tantos anos inserido nesse sistêma, posso afirmar que as despedidas são necessárias para nossa saúde individual! Afirmo também que nada precisaria ter e ser deste jeito se houvesse um pouco mais de sabedoria e entedimento dentro das organizações! É tão simples! Mas os imperfeitos são absolutamente cegos!
Enfim, nos despedimos!
Um grande abraço e uma boa despedida para todos!

No comments: