Powered By Blogger

January 04, 2010

Efeito ou defeito da internet?

Tenho conversado com muitas pessoas nesses últimos tempos, sobre diversos tipos de assuntos e diversas áreas, profissionais da mídia, esporte, indústrias, comércio, enfim, muitas áreas! Todos! Afirmo que quase todos, possuem a mesma idéia, a idéia, de que o tempo está acelerado e que todos os seres humanos nos grandes centros econômicos, estão cada vez mais acelerados! Alguns até comentam que o tempo que conhecemos, aquele padrão conhecido como segundo, minuto, hora, dia... enfim o tempo medido não é mais o mesmo tempo! Parece mesmo que estamos vivendo em menor escala! Por exemplo: Uma hora nos parece ser menor do que sessenta minutos! E assim por diante! Mas devemos observar um fenômeno que multiplica-se numa velocidade fora do normal! Sabe qual é o fenômeno? O advento da comunicação chamado de "Internet"! Sim! Esse mecanismo eletrônico que liberou a comunicação para o mundo inteiro!
Todavia! Qual é a relação com o tempo? É fácil observar isso! Por exemplo: Nunca houve uma comunicação tão grande, como essa atual, na tal internet, via e-mails, páginas de sites, Blogs, sites de relacionamento, sites de vendas de produto, esse tal de Twitter, enfim, nunca na história humana, a população mundial teve ou tem tanto acesso as informações! Parece uma coisa surrealista! Até mesmo sobrenatural!
Sim! Por que hoje! Com esse mecanismo da comunicação on-line! Estamos cada vez mais acelerados! Então, entenda! Não é o tempo que acelerou! Somos todos nós que andamos acelerados! Pois, queremos respostas rápidas para tudo...queremos derrubar nossos oponentes, antes mesmo deles nascerem! Queremos por que queremos estar na frente de todos! Um grande Efeito ou Defeito da internet! Que provoca em todos nós consumidores deste quase perfeito sistema de hiper velocidade, uma busca contínua daquilo ou daquele que nos poderia trazer algum tipo de benefício!
Faça um teste! Permaneça por alguns dias fora do circuito! Tente fazer qualquer outra atividade, sem que essa esteja ligada a "internet"! Tente! Faça algo diferente! (Não é plágio! alguém já disse isso outrora)! Você vai perceber que a vida continua a mesma coisa! Talvez seja isso que desejamos ignorar! Que a vida contínua a mesma coisa por milhares de anos... Pois todos até hoje, seguiram sempre a mesma rotina! Nascemos pelo amor dos nossos pais! Crescemos com vários problemas e traumas desde a infância, influenciados por várias situações, nos adentramos pelo momento mais louco da vida (Puberdade), ficamos alucinados com o ser oposto! (Alguns desejam o mesmo lado), passamos por uma verdadeira revolução hormonal, e repentinamente, nos deparamos com o ser humano adulto! Que muitos acreditam ser o momento da estabilidade emocional e com plena maturidade! Balela! Somos verdadeiros amantes do medo, inovação, mistério, curiosidades, novas paixões, e de tudo aquilo que nos cerca, os quais caracterizamos como diferente! É isso! O efeito internet nos acelerou tudo isso! Talvez, esse seja o lado ruim de tudo! Estamos cada dia ou a cada segundo, descobrindo novas coisas e sensações numa velocidade além do normal! O que torna nossas vidas um pouco, digamos, sem tantas emoções! De qualquer maneira, temos que nos adaptar! E seguir nossas vidas...A diferença realmente está no modo como você mesmo pode alterar para mais ou menos tudo isso...Faça um simples teste! E você irá perceber que o tempo continua o mesmo...O que você acha?

2 comments:

Ana Cris said...

Marcos, aqui tem uma explicação que recebi há algum tempo sobre a corrida do tempo:


Porque o tempo passa cada ano mais rápido?
O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.
Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio… você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado.

Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar
conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e ‘apagando’ as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.

Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?

Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).

Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa…

São apagados de sua noção de passagem do tempo..

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir -as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações… enfim … as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é rotina.

Marcos Melhado said...

Olá Ana! Quando escrevi esse tema! Embora não tenha lido a matéria completamente, a qual você oportunamente trouxe, lembrei-me que tudo realmente é assim mesmo!
Por isso, precisamos de mudanças em nossas vidas!

abraços e obrigado pelos comentários!

Você é Dez!