Powered By Blogger

June 19, 2010

Um Sindicato chamado Brasil!

Creio que a história do sindicato e seus movimentos confundem-se com a própria história humana, sim, pois desde o início da humanidade, existiu o movimento dos que sentiam-se ultrajados, humilhados, afetados, enfim, discriminados e usados como fator apenas de produção de bens e consumo de riqueza dos detentores do Capital!
Isso já muito bem aferido em suas obras concebidas e mal interpretadas por governos intencionalmente populistas e comunistas, falo dos Livros de Karl Marx! Não cabe aqui e a mim próprio comentar algo nessa direção! Entretanto, podemos citar e comparar alguns momentos do ente chamado "Sindicato".
Já nas antigas construções do egito, falo das maravilhosas obras monumentais das pirâmides dos antigos Faraós, muitos e muitos trabalhadores, trabalharam e perderam suas vidas ali nessas famosas construções que marcaram a história antiga do Homem. Há relatos que trabalhadores escravos, nasciam e morriam ali mesmo, pois essas obras duravam anos para serem concluídas! Obviamente não era tão fácil arrastar para certas alturas pedras que pesavam suas próprias e triste almas!
O mundo caminhou e por mais que possamos determinar pontos específicos dessas histórias, sempre vamos colocar em confronto, o Capital e o Ser Humano! Jesus mesmo, provocou uma mudança no comportamento do povo Judeu "Pobre" que era massacrado pelos seus comandantes "Romanos", uma história que acaba levando-o para a própria morte e sua crucificação! Ninguém, jamais naquele tempo, desejava ter seu modelo de Capital perturbado por movimentos de massa, do pensamento de mudança e conscientização dos Direitos de cada um nessa trajetória da humanidade!
Pulemos para o nosso momento atual, e observemos o começo da Revolução Industrial, que alterou e alinhou para um novo modelo os fatores de Capital e Humanos, a igreja, sempre ocupa também seu papel determinante nesses momentos, sim, pois o homem em seu Ego, e Subconsciente, destoa o pensamento de que a riqueza de um, vai fortalecer a miséira de tantos outros! E para que esse não possa arder no fogo do inferno, seus 10% são destinados aos seus semelhantes por ordem de Deus! Que assim seja! (Em outro momento vou postar uma fala sobre esse movimento dos 10%).
Entretanto, o movimento Sindical, inicia uma força consideravel, conquistada através das lutas e guerras entre os homens detentores de liderança natural que induzem os demais sem coragem, firmando uma barreira de Poder Humano versus Capital!
Nesse momento, vários nomes surgem nesses movimentos, e até mesmo, uma data fica marcada como o dia do Trabalho e Trabalhador! Marcada pela triste história de conflitos gerados pela estupidez humana.
No Brasil, já no recente Brasil, no momento de Getúlio Vargas, que cria a "CLT", e após isso, já na atual história da ditadura militar, cria-se novamente o renascimento deste ente chamado "Sindicato", nosso atual Presidente do Brasil, um metalúrgico do chamado "ABC Paulista", região essa que nasceu na investida do próprio Capital, das fortes montadoras de veículos, geradora de riqueza e consequente produção de bens e serviços amplamente difundidos mundialmente, volta ao cenário com a concepção política do movimento dos trabalhadores.
Entretanto, tamanha a proporção que o "Sindicato" atingiu nesses últimos anos no Brasil, com a gestão (indigestão), dos milhares de sindicatos que foram criando-se sem qualquer regulamentação no Brasil, sim, pois hoje há sindicatos de várias categorias recebendo e arrecadando cifras milionárias dos trabalhadores por todo o território brasileiro, legitimando ou não os próprios movimentos dos trabalhadores! Portanto, não me incomoda a legítima expansão desses que são, em alguns poucos momentos necessários aos trabalhadores, mas, preocupa-me uma inserção além das fronterias sindicalistas tornado o país alvo de um movimento súbito de alianças poderosas, criando um Sindicato chamado Brasil!
Na história humana, sabemos onde esses movimentos levaram as populações de seus países! Adicionando-se à tudo isso, idéias sórdidas de presença forte e única.
Nesse exato momento, onde o Brasil ainda festeja suas alegrias com as chuteiras nos campos da tão sofrida África do Sul, devemos nos atentar para uma alternância necessária do poder! Fator esse que se não observado pela população brasileira, põe em risco o equilíbrio da própria Democracia!

No comments: