Powered By Blogger

July 07, 2010

As Elites, a Burocracia e o Brasil!

Particularmente no Brasil, assistimos movimentos estranhos e complicados! Na política por exemplo! Os inúmeros partidos existentes e com pequenas tendências de "Esquerda", chegada à hora de suas definições estratégicas (Venda de seus espaços na mídia), corre para o lado onde houver a maior quantia em dinheiro, e predominantemente, perde-se completamente os ideais e sua própria essência de partido político! Interessante esses movimentos que se atribuem no cenário político do nosso Brasil.
Entretanto, as chamadas Elites, as quais, foram extremamente combatidas pelos partidos de "Esquerda" no Brasil, hoje não mais, pois a própria "Esquerda" tornou-se elemento virtuoso de alcance do Poder, no Brasil, essas Elites ao longo de anos, décadas, talvez mesmo, algumas centenas de anos, determinaram uma importante barreira, impenetrável talvez, e para muitos, digo, para a grande maioria da sociedade, um profundo abismo.
Necessariamente esse fenômeno, não possa ter sido o estopim das guerras, e que ao mesmo tempo, paradoxalmente, interpelou limites e delineou uma constante e determinante escala de classes socias e econômicas para muitas sociedades no recente passado e, que ainda pesistem no mesmo modelo de dominação de classes.
Desta forma, o modelo que coloca-se por trás deste imenso pano de fundo, contentor e amortecedor de massas, é sem dúvida a caracterização da "Burocracia".
Nada mais inteligente e com sábia definição de estruturas socias, os sistemas inseridos nos processos da "Burocracia" caminham fortemente em todas as ramificações da sociedade moderna, embora muitos afirmem o contrário!
A Burocracia, que data de sua inicial existência nos séculos passados e com autoria identificada em Max Webber (1864-1920), um intelectual da sociedade alemã, sujeito que destoa para toda à sociedade uma das mais eficientes maneiras de divisão de poder, entre os dois maiores grupos que a própria sociedade permite existir! (Os Detentores do Poder e os Dominados por esta mesma Força).
A Burocracia que em teoria, apenas em teoria, deveria permitir a identificação dos elementos pertencentes à Administração Pública, e seu modelo de funcionamento, talvez, próximo ao perfeito modelo da hierárquia funcional, de fato, determina uma situação oposta e normalmente intransponível nos tempos de hoje!
Então no Brasil, é pertinente que esses métodos permaneçam e, diante da completa e vasta escuridão, onde as grandes massas, inseridas até os seus próprios olhos, ali estejam, e ali completamente engessadas fiquem!
Nada, absolutamente nada, nenhum movimento verdadeiro, deverá ser erguido e, emanado do povo, sem que As Elites, a Burocracia e o Brasil, possam ser quebrados!
As esperanças aparecem em novos movimentos, que deixam de lado, o próprio conflito de classes, e perpetuam o nascimento de um mecanismo invasor, se assim, podemos classificá-lo inicialmente, o qual, poderá em breve determinar novas orientações para à sociedade globalizadora, pois não se interliga com os modelos existentes e percursores de uma enorme distância entre as classes sociais da população brasileira.

abraços,

No comments: